Nossa História


Nossa Escola


           Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães está localizada à Av. Gandhi, S/N, no bairro de Nova Parnamirim, no município de Parnamirim. Recém construída, foi inaugurada no dia 22 de fevereiro de 2006 com solenidade que reuniu várias autoridades e a comunidade.
           Por estar localizada ao norte do referido município, próximo à Zona Sul de Natal, a escola lida com um contexto sócio-econômico semelhante ao da capital de nosso estado onde a maioria de seus habitantes trabalha.
           O contexto da comunidade em que a escola está inserida é bastante diverso pois existem habitantes pertencentes à classe média até famílias que vivem num estado de pobreza extrema. O fato explica-se pelo bairro ter crescido rapidamente como extensão da Zona Sul de Natal o que trouxe muita especulação imobiliária e invasões de áreas verdes.
           A chegada da escola ao bairro mobilizou toda a comunidade, que necessitava de uma instituição educativa pública mais próxima às suas casas e que oferecesse menos risco às crianças que moram do lado esquerdo da Av. Maria Lacerda Montenegro, no sentido Natal-Parnamirim, considerando já ter havido acidentes com atropelamento de alunos que estudavam na outra escola pública municipal do bairro.
           A comunidade logo percebeu na escola, uma estrutura planejada para o ensino moderno, fato que chamou a atenção não só da comunidade mais carente como das famílias com padrão econômico mais favorável. A escola, por sua vez, sempre fazendo seu trabalho de conscientização, disciplinamento e responsabilização junto às crianças e às famílias tem procurado relacionar os diferentes anseios dos grupos sociais presentes na escola, já tendo conseguido resultados positivos e observado mudanças nos padrões de comportamento.
           Os familiares dos alunos trabalham, em sua maioria, no setor de serviços ou na informalidade como: vigilantes, diaristas, domésticas, catadores de lixo, pedreiros e ajudantes, entre outros.
           A renda familiar, na maioria dos casos, não ultrapassa o salário mínimo e muitos participam dos programas de distribuição de renda do governo.

Um comentário: